Fórum Romano

Fórum Romano

domingo, 24 de abril de 2016

Festival de Filmes sobre a II Guerra Mundial 2016



Pessoal; seguem as orientações.
Atenção: Não deixem tudo para a última hora,  a atividade pede empenho e é demorada, caprichem e me surpreendam! 

A Revista Veja (estou indicando a Veja, isso é inédito!) fez há alguns anos um especial sobre a II Guerra Mundial, vocês podem usar o material como apoio, tem vídeos, imagens, textos, depoimentos, todos os temas solicitados são abordados. 


Trabalho escrito (no ppt) 

1) Informações gerais sobre o filme escolhido: ano de produção, diretor, elenco, duração. (facilmente localizado em sites como o adoro cinema. 
2) Sinopse do filme. 
3) Identifiquem no filme os aspectos históricos que se relacionam ao conteúdo estudado: A qual acontecimento da guerra o filme remete. Explique –o.
- Utilize mapas, imagens e informações históricas confiáveis. 
4) A realidade mostrada pelo filme refere-se a apenas um país? Explique, caprichando nos detalhes.
5) Identifiquem qual visão da Guerra o filme apresenta – sob qual ponto de vista, do Eixo ou dos Aliados. Explique.
6) Como o contexto de Guerra interferiu na vida das personagens do filme? Explique.
7) Faça uma crítica ao filme, apontando aspectos positivos e negativos e integre a sua sinopse.
8) Destaque a cena que mais lhe chamou atenção, emocionou. Explique a escolha
9) Edite a cena que te chamou a atenção/emocionou, após exibi-la em sala, explique sua escolha (por que vale a pena assistir a esse filme?)
10) Convença os demais alunos a assistirem o filme, utilizem argumentos objetivos e históricos. 

# Verifiquem que, após cada trailer dos filmes indicados, fiz observações e indiquei blogs, sites e artigos para completar a pesquisa de vocês, esses materiais são de qualidade e de veracidade comprovada, por isso, necessariamente, vocês precisarão utilizá-los e deverão constar na bibliografia. 

11) Bibliografia.


A apresentação dos filmes deverá seguir a ordem cronológica da guerra.

1 - Filhos da Guerra. 

9B: Vitória e Giovanna

Breve análise do filme pelo Guia do Estudante, com ênfase para o protagonista: Salomon Perel: http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/99-filhos-guerra-historia-solomon-perel-436123.shtml
òtima análise, em inglês, sobre o filme: http://www.nytimes.com/1992/02/19/movies/a-life-stranger-than-the-movie-europa-europa-based-on-it.html
Mais informações sobre Salomon Perel, inclusive sobre sua vida no pós-guerra: http://www.history.ucsb.edu/faculty/marcuse/classes/33d/projects/jewishlife/JewishPerelRuth.htm
Juventude Hitlerista: http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/doutrinacao_absoluta.html
Para saber sobre a juventude hitlerista: https://www.ushmm.org/wlc/ptbr/article.php?ModuleId=10007820

2 – Circulo de Fogo (Enemy at the gates) 

9A: Caio e Gabriel
9B: Enzo e Fábio
Tema amplo e importante, utilizem mapas e expliquem a importância estratégica da cidade. Busquem propaganda soviética do período.

Introdução da importância histórica da Batalha de Stalingrado: http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/batalha-definiu-rumos-segunda-guerra-mundial-694407.shtml

http://segundaguerra.net/a-batalha-mais-decisiva-da-segunda-guerra-mundial/

Artigo sobre o verdadeiro Vasili Zaitsev :  http://brasil.elpais.com/brasil/2014/01/25/cultura/1390667674_489908.html


7 – Cartas de Iwo Jima



9A: Matheus Gravalos e Breno
9B: João e Rodrigo

Análise dos dois filmes que se completam: http://www.cinerevista.com.br/artigos/ConquistaCartas.htm
Material em inglês, imagens e análises das cartas: http://www.historicalconsulting.com/returned_iwojima_letters.html
Análise - Batalha de Iwo Jima: http://www.japaoemfoco.com/a-batalha-de-iwo-jima/
Pontos de vista da batalha de Iwo Jima: http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/pontos-vista-batalha-iwo-jima-435094.shtml

10-  O Resgate do soldado Ryan



9A: Vitor e Bruno
9B: Guilherme e Eduardo P. 

Essa temática é muito rica, abusem dos infográficos, mapas e informações adicionais. 
Nesse site da National Geographic traz, em inglês, muitas históriqas não contadas, além da indicação de sites, inclusive do Museu do Dia D, na França e o Memorial do Dia D.
http://ngm.nationalgeographic.com/static-legacy/ngm/0206/feature1/
https://www.dday.org/history/d-day-the-invasion/overview.html

11 - Olga


9A; Bia e Carol
9B: Victória, Millena e Lara


Para melhor explorar os fatos históricos e o filme: 
 http://www.revistadehistoria.com.br/secao/cine-historia/uma-explosao-de-estereotipos

Boa análise sobre a vida de Olga Benário e seu envolvimento com Luis Carlos Prestes: http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/as_muitas_tragedias_de_olga.html

Bem resumido, mostrando a influência nazista no Brasil durante o governo Vargas: http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/curiosidades-historicas/2014/04/23/a-forca-de-olga-benario-e-a-influencia-nazista-no-brasil/



12 - A Queda


9A: Fernada e Giovanna
9B: Leo e Ruan
http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/queda-berlim-434435.shtml

13 - Caçadores do obras primas


9A: Natalie e Cíntia
9B: Ana Luiza, Túlio e Elis

Bem legal esse material, imagens e breve apresentação dos verdadeiros Caçadores de obras primas: https://baseadoemfatosirreais.wordpress.com/2014/03/03/787/

Artigo Isto é: O Batalhão das Artes: http://istoe.com.br/347019_O+BATALHAO+DAS+ARTES/

14- O Julgamento de Nuremberg

9A: Juliana e Maria Eduarda

Material Revista Mundo Estranho: o julgamento de nuremberg foi justo
OAB analisa o Julgamento de Nuremberg: http://www.oabsp.org.br/sobre-oabsp/grandes-causas/o-tribunal-de-nuremberg

15- Malena



9A: Matheus Oliveira e Raquel


http://www.ideafixa.com/historia-as-colaboradoras-nazistas-da-segunda-guerra-mundial/

as colaboradoras nazistas

Bom trabalho e divirtam-se!