Fórum Romano

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segunda-feira, 7 de março de 2016

O Absolutismo: Construindo uma narrativa Histórica

Olá alunos dos 8˚s anos,

Para contribuir com o desenvolvimento da narrativa histórica, fiz uma coletânea com sugestões de vídeos e documentários para ampliar o repertório sobre Luís XIV e a corte francesa sob o absolutismo.
Lembre-se, você deve criar uma narrativa com fatos históricos comprovados, cópias de textos ou fragmentos não devem acontecer.

Versalhes:



Vatel: Um banquete para o rei: Uma aventura amorosa na corte do rei Luis XIV, o objetivo é observar a cenografia, os exageros e os jantares gigantescos oferecidos pela corte.




Nos Jardins do Rei: Projeto e elaboração dos magníficos jardins de Versalhes




3˚ano: P1: Idade Média

História   3˚ano: Habilidade Apostila 1 (Aulas 1 a 12 – Dos primeiros Estados à formação das Monarquias Nacionais Europeias  :O)

Lembrando: seguem todas as principais habilidades da apostila 1, no entanto, na P1 o conteúdo é apenas Idade Média. 



- Introdução à História: 
- A Pré-História: Primórdios da evolução humana: do surgimento dos primeiros hominídeos, os períodos da Pré-História até o aparecimento da escrita.   

A Pré-História Brasileira: teorias de povoamento e povos 
-  Conhecer as diversas fontes que possibilitam o estudo do passado.
- Conceituar e diferenciar os principais períodos da Pré-História,
- Compreender que o termo pré-história refere-se a todo período do desenvolvimento humano antes do domínio de registros escritos.
- Problematizar o termo pejorativo pré-história.
- Compreender as controvérsias acerca da presença humana na América.
- Identificar características e evidências que comprovam as hipóteses para ocupação do continente americano,
- Problematizar o conceito índio,
- Relacionar a redução da população indígena ao etnocentrismo e conquista da América pelos europeus a partir do século XVI
Grécia Antiga: Atenas e Esparta















Grécia Antiga: O Período Helenístico
- Compreender o processo de formação da Grécia Antiga,
- Estabelecer a importância da civilização cretense para a formação dos valores culturais gregos.
- Relacionar o Período Homérico à primeira diáspora grega,
- Conceituar as causas da primeira e segunda diáspora grega, bem como suas consequências.
- Diferenciar a organização política, econômica e social das duas principais polis gregas: Atenas e Esparta.
- Compreender as noções de cidadania das polis gregas,
- Compreender o longo processo para a construção da democracia grega,
- Estabelecer os limites da democracia grega.
- Relacionar as Guerras Médicas ao expansionismo ateniense na Ásia Menor. 
- Conceituar a Guerra do Peloponeso e suas consequências para a Hélade.
- Relacionar os conceitos aprendidos aos apresentados pelo filme como a formação militarista de Esparta, as Guerras Médicas e o xenofobismo grego,
- Localizar e problematizar os erros históricos cometidos,
- Entender a Guerra do Peloponeso como fator determinante para a destruição da Hélade e domínio de Alexandre, o Grande.
- Conceituar o Helenismo e relacionar sua expansão pelo mundo mediterrânico às conquistas de Alexandre.
4 e 5  A Civilização Romana
 - Relacionar a localização geográfica da Península Itálica e as influências gregas na cultura latina,
- Compreender os fatores que levaram os patrícios ao golpe de estado e a implantação da República.
- Estabelecer as mudanças sociais ocorridas após a expansão territorial.
- Conceituar Lei das Doze Tábuas e estabelecer sua importância,
- Compreender a importância das Guerras Púnicas para o controle geopolítico romano no Mediterrâneo
- Conceituar o chamado Século de Ouro (século I d. C.),
- A política do pão e circo
- Compreender a crise e posterior queda do Império romano como processo que se estendeu por todo o Baixo Império,
A Idade Média (Alta e Baixa)

 - Compreender o processo que levou à crise do Império Romano do Ocidente e à formação dos Reinos bárbaros;
- Conceituar feudalismo,
- Interpretar historicamente o fenômeno feudalismo como miscigenação germânica e romana;
- Analisar a consolidação da Sociedade Estamental e o poderio católico do período,
- Conceituar: vassalagem, suserania, homenagem.
- Avaliar criticamente o poder da instituição Igreja Católica no período e seu papel no controle das mentalidades. 
- Localizar a Arábia pré-islâmica e entender sua importância geopolítica na região.
- Compreender o processo de formação e consolidação do islamismo,
- Relacionar a centralização política-religiosa da península e o processo de expansão territorial.
- Avaliar criticamente o poder da instituição Igreja Católica no período e seu papel no controle das mentalidades. 
- Analisar fatores da dinâmica interna europeia no que diz respeito às Cruzadas,
- Interpretar historicamente o fenômeno Cruzadas,
- Avaliar as consequências desse movimento para o Ocidente cristão e o Oriente islâmico.
- Relacionar o Renascimento Comercial e Urbano às Cruzadas,
- Compreender a dinâmica de funcionamento de um burgo e as relações sociais ali estabelecidas.
- Analisar como as Crises do século XIV (pese negra, Guerra dos Cem Anos e Revoltas Camponesas) contribuem para o fim do feudalismo.
- Compreender a aliança entre o rei e a burguesia como mecanismo de fortalecimento mútuo e consolidação da sociedade moderna
A Formação dos Reinos Ibéricos   
- Compreender a aliança entre o rei e a burguesia como mecanismo de fortalecimento mútuo e consolidação da sociedade moderna