Aqui só tem História

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segunda-feira, 10 de outubro de 2016

9˚ano: da Ditadura à Redemocratização


 A Ditadura Militar no Brasil (1964-1985)

Habilidade Propostas:

- Entender o golpe de 1964 como reação conservadora ao crescimento da mobilização popular. (elite não aceita as novas definições nacionalistas do governo Jango – Reformas de Base – se une à Igreja e realiza a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, pedindo a intervenção militar contra o suposto comunismo do governo)
- Avaliar o grande retrocesso da cidadania que a ditadura provocou.(cidadania: exercer seus direitos e deveres x Ditadura: cidadão não tem direitos, apenas deveres).
- Conhecer o recrudescimento que o AI-5 provocou. (Conhecer os aspectos repressivos máximos da Ditadura Militar: fechamento do Congresso nacional, cassação de mandatos políticos, fim do direito do HABEAS CORPUS.
- Reconhecer as violências praticadas em nome do Estado e de sua suposta segurança. (Prisões e torturas cometidas pelos aparelhos repressivos DOPS, OBAM)

 Cultura Brasileira nos anos de 1960 e 1970

- Conhecer o panorama cultural do Brasil nos anos de 1960,
- Conhecer algumas consequências da Ditadura Militar para a produção artística brasileira, sobretudo a música popular (jovens não aceitam o que lhes é instituído, questionam as instituições políticas e econômicas, lutam por uma sociedade igualitária- movimento hippie, músicas de protesto, filmes, manifestações).

 Redemocratização: esperanças e decepções.
- Entender como ocorre o processo de redemocratização brasileiro (ocorre em etapas, é lento).
- Conceituar o movimento Diretas Já! (dizer o que é e por que ocorre)
- Entender a crise econômica brasileira no contexto pós ditadura militar (inflação)
- Problematizar a Constituição de 1988 e seu nome: A cidadã,
- Compreender como o processo de impeachment de Fernando Collor consolidou a democracia brasileira. 

Roteiro de Estudos Capítulos 13: 

1)             O que foram as Reformas de Base e por que provocaram a reação de setores conservadores da sociedade brasileira?
2)             Em 1964, os grupos conservadores finalmente conseguiram assumir o poder, coisa que almejavam desde 1954. Por meio de um golpe, esmagaram o processo democrático pelo qual o Brasil passara e impuseram uma ditadura. Por que os golpistas só atingiram seus objetivos em 1964?
3)             O que foram os Ais? Por que o AI-5 pode ser considerado um marco dentro do Regime Militar?
4)             Releia as medidas que compunham o AI-5. Transcreva duas delas e aponte quais princípios iluministas, presentes em países democráticos, elas feriram. 
5)             É possível afirmar que toda a população foi conivente com o sistema ditatorial? Justifique. 
6)             Explique o que foi o Milagre econômico e como ele favoreceu a concentração de renda no país?
7)             Explique o processo de “abertura lenta, gradual e segura”.
8)             O que foi a Lei de Anistia de 1979? Relacione-a à implantação da Comissão Nacional da Verdade, implantada no Brasil em 2010.


Adicional: Como seria viver na Ditadura? 

Esse material produzido pela Equipe Uol para lembrar os 50 anos do Golpe Civil Militar
Brasileiro é muito interessante e bem elaborado, você será Jorge, um funcionário público que viverá, ou não, os 21 anos do regime militar. É possível ouvir o audio do comício da Central do Brasil em março de 1964, ver imagens e simular situações. Vale a pena! 





9)             Releia a canção “Pra  não dizer que não falei das flores”. Ela foi censurada pelo governo militar, que proibiu sua veiculação. Por que isso ocorreu? Aponte versos da letra que podem ter desagradado aos militares e explique sua escolha. 
10)          Leia o fragmento a seguir:
O cinema novo desenvolvia-se em torno de uma estética politizada, cujos carros-chefes eram o anti-imperialismo, o anti-capitalismo, a denúncia do subdesenvolvimento e a defesa da justiça social e do nacionalismo.
Nosso Século. São Paulo:Abril Cultural, 1986. V. 9. P. 78

Considerando a afirmação acima, responda: os participantes desse movimento eram favoráveis ou contrários ao golpe de 1964? Justifique.

11) Assistir ao vídeo abaixo: 




* Para saber Mais: Brasil Nunca Mais Digital: http://bnmdigital.mpf.mp.br/#!/


Volta da democracia (cidadania, eleições, livre expressão, liberdade de imprensa, de ir e vir, habeas corpus);

1979: presidente Figueiredo: - Lei de Anistia: perdão dos crimes políticos;
- Abertura lenta (LLC – 1979-1985), graduaaaaal e seguraaaaa....
Volta de partidos políticos,
1984: Diretas Já!
- Derrota e decepção
- Tancredo e Sarney: eleições indiretas;
- Governo Sarney: - Planos econômicos para conter a infleção;
- Constituição de 1988: Constituição Cidadã.



 Análise da Charge página 97
charge se refere ao final da Ditadura e a transição para o período democrático (redemocratização).
A ironia se refere ao fato de que os brasileiros não votavam para presidente desde 1961, quando Jânio Quadros foi eleito. Dessa forma, em 29 anos, muita coisa ocorreu, transformações sociais, econômicas, relativas à tecnologia, etc.

TR: Relação: Galo, sol nascendo. Santiago relaciona sua charge à música de Chico Buarque: Apesar de Você. O sol e o galo representam uma nova alvorada, uma nova era, um novo dia... “Amanhã vai ser outro dia”.

Assistir ao vídeo sobre Redemocratização: 




Governo Sarney e eleições de 1989

Governo Sarney: 1985-1989 (páginas 101 a 104) 

Período crítico: - dívida externa: inflação – GIGANTE!  Plano Cruzado novo: 1764,8%
- Arrocho salarial: perda de poder aquisitivo. 
Economia: INSATISFAÇÂO.
1988:  A Grande Conquista: CONSTITUINTE – fim definitivo da ditadura. 
Ulysses Guimarães – ILUMINISTA! 
·      Direitos – conquistas – direito à greve, habeas corpus, direitos individuais, trabalhistas.
·      Racismo se torna crime inafiançável,  Direito dos indígenas. 


1) Importância e repercussões do movimento Diretas Já!
2) Enfim a abertura política: governo Sarney.
3) A Constituição de 1988: importância e inovações.
4) Eleições de 1989.
5) O governo Collor e a sobrevivência da Democracia.

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