Fórum Romano

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domingo, 18 de outubro de 2015

9˚ano: Roteiro de Estudos para o 3˚Trimestre

Exercícios complementares: Tarefas Roteiros - já estudando para a Avaliação Trimestral (06 e 09/11)

Conteúdos:
Cap 13: Os anos de Chumbo
Cap 14: Cultura Brasileira nos anos de 1960 e 1970
Cap 15: Redemocratização: esperanças e decepções.

Roteiro de Estudos Capítulos 13: 

1)             O que foram as Reformas de Base e por que provocaram a reação de setores conservadores da sociedade brasileira?
2)             Em 1964, os grupos conservadores finalmente conseguiram assumir o poder, coisa que almejavam desde 1954. Por meio de um golpe, esmagaram o processo democrático pelo qual o Brasil passara e impuseram uma ditadura. Por que os golpistas só atingiram seus objetivos em 1964?
3)             O que foram os Ais? Por que o AI-5 pode ser considerado um marco dentro do Regime Militar?
4)             Releia as medidas que compunham o AI-5. Transcreva duas delas e aponte quais princípios iluministas, presentes em países democráticos, elas feriram. 
5)             É possível afirmar que toda a população foi conivente com o sistema ditatorial? Justifique. 
6)             Explique o que foi o Milagre econômico e como ele favoreceu a concentração de renda no país?
7)             Explique o processo de “abertura lenta, gradual e segura”.
8)             O que foi a Lei de Anistia de 1979? Relacione-a à implantação da Comissão Nacional da Verdade, implantada no Brasil em 2010.

Capítulo 14

9)             Releia a canção “Pra  não dizer que não falei das flores”. Ela foi censurada pelo governo militar, que proibiu sua veiculação. Em sua opinião, por que isso ocorreu? Aponte versos da letra que podem ter desagradado aos militares. 
10)          Leia o fragmento a seguir:
O cinema novo desenvolvia-se em torno de uma estética politizada, cujos carros-chefes eram o anti-imperialismo, o anti-capitalismo, a denúncia do subdesenvolvimento e a defesa da justiça social e do nacionalismo.
Nosso Século. São Paulo:Abril Cultural, 1986. V. 9. P. 78

Considerando a afirmação acima, responda: os participantes desse movimento eram favoráveis ou contrários ao golpe de 1964? Justifique.

11) Assistir ao vídeo abaixo: 


Capítulo 15: Redemocratização = volta da democracia (cidadania, eleições, livre expressão, liberdade de imprensa, de ir e vir, habeas corpus);
1979: presidente Figueiredo: - Lei de Anistia: perdão dos crimes políticos;
- Abertura lenta (LLC – 1979-1985), graduaaaaal e seguraaaaa....
Volta de partidos políticos,
1984: Diretas Já!
- Derrota e decepção
- Tancredo e Sarney: eleições indiretas;
- Governo Sarney: - Planos econômicos para conter a infleção;
- Constituição de 1988: Constituição Cidadã.



 Análise da Charge página 97
charge se refere ao final da Ditadura e a transição para o período democrático (redemocratização).
A ironia se refere ao fato de que os brasileiros não votavam para presidente desde 1961, quando Jânio Quadros foi eleito. Dessa forma, em 29 anos, muita coisa ocorreu, transformações sociais, econômicas, relativas à tecnologia, etc.

TR: Relação: Galo, sol nascendo. Santiago relaciona sua charge à música de Chico Buarque: Apesar de Você. O sol e o galo representam uma nova alvorada, uma nova era, um novo dia... “Amanhã vai ser outro dia”.

Assistir ao vídeo sobre Redemocratização: 



 Cap. 15 – Governo Sarney e eleições de 1989

Governo Sarney: 1985-1989 (páginas 101 a 104) 

Período crítico: - dívida externa: inflação – GIGANTE!  Plano Cruzado novo: 1764,8%
- Arrocho salarial: perda de poder aquisitivo. 
Economia: INSATISFAÇÂO.
1988:  A Grande Conquista: CONSTITUINTE – fim definitivo da ditadura. 
Ulysses Guimarães – ILUMINISTA! 
·      Direitos – conquistas – direito à greve, habeas corpus, direitos individuais, trabalhistas.
·      Racismo se torna crime inafiançável,

·      Direito dos indígenas. 

Tarefas Roteiros:

1) Importância e repercussões do movimento Diretas Já!
2) Enfim a abertura política: governo Sarney.
3) A Constituição de 1988: importância e inovações.
4) Eleições de 1989.
5) O governo Collor e a sobrevivência da Democracia.

Proposta de Entrevista: Atividade Diversificada - Duplas

Entrevistar uma pessoa com mais de 45 anos que se lembre, necessariamente, dos fatos solicitados.
Atenção: Como se trata de uma atividade avaliativa, não será considerado a resposta NÃO ME LEMBRO!
A atividade poderá ser digitalizada ou escrita a mão, nesse caso, necessariamente a caneta!

1) Nome e idade do entrevistado.
2) Foto na década de 1980 e atualmente.
3) Questione o entrevistado acerca de suas memórias sobre o movimento Diretas Já! de 1984. Como  se posicionava diante do movimento? Participou? Apoiou, era contra? Explique.
4 O que sentiu quando a medida foi derrotada?
5) O que se lembra da chegada de Tancredo Neves e José Sarney a presidência do país?
6) Relate as principais lembranças sobre o governo Sarney.
7) Quais as expectativas e esperanças em relação à primeira eleição para presidente em 1989? Quais as lembranças mais significativas desse momento?
8) Leia com o entrevistado os trechos de nossa apostila: página 106, que trata do debate entre Lula e Collor em 1989, e o fragmento da ágina 113, ambos retirados do livro: Notícias do Planalto, de Mário Sérgio Conti. De que forma a televisão pode interferir no resultado das eleições?
9) Relate as lembranças mais marcantes do governo Collor, principalmente as impressões sobre o impeachment.

10) Por fim, finalizem a entrevista com a pergunta: Quais suas expectativas em relação à política brasileira atual? O que você gostaria que mudasse?