Aqui só tem História

Aqui só tem História

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Mostra de Projetos 2015: Idade Média: Hábitos, aventuras e heróis

Planejar e executar um projeto anual é sempre uma aventura: traça-se os planos, levanta-se as ideias, verifica-se as possibilidades... Para mim o mais legal é que, embora trabalhe todos os anos com os mesmos conteúdos, os projetos possibilitam que tudo seja sempre novo e diferente.


As turmas dos 7˚s anos desse ano estavam cheios de ideias, envolveram-se com as temáticas propostas e sempre iam além do que eu pedia, já começaram os trabalhos me surpreendendo com os jogos maravilhosos que produziram a partir do paradidático Aladim e as mil e uma noites: http://www.aquisotemhistoria.blogspot.com.br/2015/05/7ano-aladin-e-outras-historias-das-mil.html

Nossa segunda leitura era para mim um livro que mora em meu coração desde minha adolescência: As Batalhas do Castelo, de Domingos Pellegrini, li esse livro quando tinha a idade deles, já apaixonada por história, não conseguia parar de ler e viajei com Bobuque e sua corte até o Castelo do Canto, me diverti com as aventuras dos meninos que corriam juntos pelos penhascos, com os sonhos daquele povo sofrido. Por isso, quando há alguns anos houve a solicitação para que história trabalhasse com um paradidático, não tive dúvidas!


Como Bobuque, que tinha uma tarefa enorme ao tentar reerguer o Castelo do Canto, aos meus nobres e corajosos alunos, caberia a tarefa de selecionar um dos capítulos e representar o ambiente ali descrito em forma de maquete. Vamos ver os resultados! 

Descrição dos personagens
Eduardo, Matheus, Vinicius Alencar, Davi
Bobuque: É o ex-bobo da corte, personagem principal, o acompanhamos a história inteira.
-       Dom Carlos Filipe: é um bravo companheiro de bobuque e não desisti facilmente.
-       Príncipe mais novo: sempre destemido e disposto a batalhar pelo seu reino.
-       Fruta, Flor e Primavera: meninas órfãs que seguiram com bobuque para o castelo do canto.
-       Pintor cego: veio investigar como eram as terras do canto, gostou e ficou por ali.
-       Ex-Ladrões: regenerados, eram o povo de bobuque.

A Herança Real
Pedro, Lorenzo e Filipe, 7˚ano B
O rei, está cansado, velho e grisalho.  Está morrendo e  deixa de herança, como agradecimento por alegra-lo todos os dias, o Castelo do Canto ao bobo da Corte, que passa a se chamar Bobuque.
Bobuque é descrito como um homem velho, com olhos de garoto, respeita todos.

A Herança Real
Grupo: Mariana Calarga, Isabela Brito e Giovana Droveto
                                   

Antes da morte do rei ele nomeia o bobo da corte como duque pelo seu esforço e dedicação. Ao receber a notícia o bobo não gostou muito da idéia mas aceitou com duas condições: se ele fosse um duque engraçado e divertido e se todos o chamassem de bobuque.
Passado um tempo o rei morre e o bobuque decide falar com os príncipes para pegar o que era seu e partir para o castelo do canto. E com ele levar idosos, animais doentes, crianças órfãos, presidiários, músicos surdos pintor e o poeta.

Uma longa Viagem
Evellyn, Giovanna Zillete, Mariana P. Corrêa
O bobo que virou duque teve permissão para viver sua vida fora do castelo do rei. Convidou vários aldeões para acompanha-lo em sua viagem.
A viagem foi mais longa do que pensaram, no caminho todos puderam se conhecer melhor até chegarem no Castelo do Canto, que 
estava abandonado.



Uma longa Viagem
Gabriel Carmona, Nathália Araújo, José Eduardo

            A Viagem foi longa, cansativa e difícil. As pessoas estavam doentes e as crianças e velhos não podiam andar muito. Durante o caminho, descansavam e faziam as refeições embaixo das árvores ou em margens de riachos. 

As Primeiras Graças
Vitor, Guilherme, Davi, Maurício
Quando chegaram da viagem, o castelo estava destruído por causa do tempo. Havia crescido árvores e o mato estava alto. Eles começaram a reerguer o castelo e a plantar. A água era barrenta e o moinho estava em pedaços. Após algumas semanas, os moradores do castelo, ao olhar do alto, viam as manchas verdes das novas plantações. 

As Primeiras graças
Nicole Cremasco, Ana Beatriz, Giulia, Bruna

 Quando a caminhada finalmente acabou, Bobuque e o resto das pessoas deram de cara com um castelo abandonado. No castelo não havia portões. As chuvas, ao longo do tempo, deixaram marcas nas paredes e pedras. 
            Ao entrarem, os quartos eram imundos e cheios de bichos mortos, como cobras, ratos e outros. Na praça, os bancos estavam quebrados. 
            No vale do castelo, as terras estavam inférteis e repletas de ervas daninhas. No primeiro dia, o vento parou e todos escutaram a água caindo nos rochedos. Com muita força de vontade, começaram a trabalhar no que podiam. 

Nuvem Negra
Luísa, Fernanda, Nathália Godoy
Em certo momento, o rei decide cobrar impostos em trigo do Castelo do Canto, mas a população não aceita, pois a comida é pouca.
            A água era retirada do fosso, e os fossos eram contaminados, a água não era tratada. Também não havia tratamento de esgoto, que corria a céu aberto.
            Os ratos foram os causadores da Peste, e muitas vezes, ficavam onde a comida estava armazenada.

O Sol
Gabriel Dantas, Júlio, Luan, Lucas

 Os mortos foram enterrados em um lugar que depois virou um jardim. A produção de alimentos aumentos e sobraram poucos cavalos por causa da Peste Negra. Além disso, no final, o poeta diz que eles se esforçaram muito, mas o sol é sempre de graça, por isso ele é tão importante em nossa maquete.

O Sol
Gabriela Lisboa, Caio, Nathan, Rafaela

  A peste passou. Os dois homens que ficaram na caverna e sobreviveram, o padre e Domingo voltaram para junto dos moradores.
            Logo depois, ficaram sabendo de um ataque por parte do príncipe mais novo, dessa forma, decidiram colocar portões no castelo. Quando o príncipe chega com seu exército, encontrou o rei, seu irmão mais velho. Após conversarem, decidiram pela paz e o Castelo do Canto pode prosperar.

As Primeiras Graças
Nicole Rossini, Laís, Júlia, Gabrielle

As plantações do castelo começam a crescer e sobrar trigo. Como não usavam dinheiro, faziam trocas no vilarejo para conseguir o que queriam.  Ajudavam as pessoas do vilarejo e fizeram doações para a Festa de Páscoa.
Conheceram um cavaleiro, este se apaixonou por Fruta e passou a morar no castelo e depois se casaram.

As Primeiras Graças
Grupo: Isabela Pitta, Ana Clara, Laura e Paloma
O castelo era frio e escuro, ele era perigoso e de difícil acesso. O caminho para chegar no castelo era muito difícil de percorrer
  Na Idade Média os duques procuravam rochedos para construir seu castelo, por questão de segurança. O castelo do canto foi construído em cima de um rochedo que era muito íngreme e de difícil acesso, por causa das pedras que haviam em seu caminho”
A vila era pequena com poucos moradores, ela ficava longe do castelo do canto e do castelo do rei. Ela era uma clássica vila medieval, com todas as características de vilas daquela época”. As plantações eram de trigo, aveia e centeio, elas eram abaixo do rochedo. O rio passava atrás do castelo, e ele foi descoberto pelas crianças que eram curiosas e arteiras”


Em seguida, nas aulas de Português, escreveram narrativas de aventura, imaginando-se como cavaleiros medievais em busca de aventuras. Após as correções e refacções, organizaram as histórias em folhas de A3, todas em formato de iluminuras, ou seja, textos ilustrados aos moldes da Idade Média. Os resultados foram as lindas ilustrações que se seguem: 

Com base em pesquisas em sala e na arte elaborada pelo meu marido, organizamos a definição sobre o que é iluminura. O objetivo era que ficasse sobre a "távola redonda" que colocaríamos no centro do estande. 





                                           

Eu preparei a iluminura gigante que ficaria no centro da linha do tempo de nosso estende, contando com a ajuda de meu fiel escudeiro, o gato Mingau. Escolhi reproduzir o primeiro parágrafo do livro paradidático As Batalhas do Castelo, por achar que ele sintetiza os acontecimentos desse período:  
"Mais ou menos lá pelo meio da Idade Média, mesmo o mais medíocre dos reinos tinha seus castelos, suas cortes com príncipes, princesas, duques e condes, viscondes e arquiduques e assim por diante, todos com seus criados e pagens, amas e babás, cachorros e cavalos, pombos e falcões. As cortes eram protegidas por cavaleiros, tropas de arqueiros e lanceiros, todos alimentados por pelotões de cozinheiros e padeiros, nos castelos cercados de ovelhas e pastores, as ovelhas engordando para morrer e os pastores tão magros que pareciam nem viver". 
PELLEGRINI, Domingos. As Batalhas do Castelo. 2˚ edição, 37˚ reimpressão. São Paulo: Moderna, 2003. p. 7.

O resultado final da nossa Mostra, que aconteceu dia 03/10, não poderia ter sido melhor. Pudemos mostrar para as famílias todos os trabalhos realizados no ano de 2015, além de muito aprendizado! 

Aqui a Luísa Carvalho e o Guilherme Fachada, ambos do 7˚ano B, nos encantando com a música, a Luisa tocou flauta doce e o Guilherme violino. 

Damas e cavaleiros prontos para apresentar os resultados para as famílias. Obrigada Brenda e Patrícia pela ajuda nesse projeto tão bonito e significativo! 


Divisões: Idade Média Árabe: Aladim e as Mil e Uma Noites e jogos
Idade Média Europeia: As Batalhas do Castelo e maquetes
Centro: Rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda

Agradecimentos S2: 

A todos os alunos dos 7˚s anos meu muito obrigado pelo carinho e disposição para o novo, pela criatividade e vontade de aprender! 
Às famílias, obrigado pela paciência em ir e vir para leva-los às casas dos amigos para realizar os dois grandes trabalhos em grupo, sem esse acompanhamento, o resultado final não seria possível. 
Às minhas amigas e companheiras de trabalho, Brenda e Patrícia: Obrigada queridas e, que venha 2016! 

Leitura de livros paradidáticos como complemento da Apostila Anglo nas Áreas de História, Português

KERVEN, Rosalind. Aladim e outras histórias das mil e uma noites. São Paulo: Companhia das letrinhas, 1998.
MALORY, Sir Thomas. O rei Arthur e os cavaleiros da távola redonda. São Paulo: Scipione, 1997.
PELLEGRINI, Domingos. As Batalhas do Castelo. 2edição, 37˚ reimpressão. São Paulo: Moderna, 2003.


31 comentários:

  1. 7B espera pelos pinheirinhos de alegria, lá, lá, lá, lá, lá, lá!

    Kerol e alunos do 7B + fiel escudeiro, o gato Mingau

    ResponderExcluir
  2. Oi, Kerol, tudo bem com você?
    Eu gostei bastante dessa amostra de projetos, achei que foi organizada e bem divertida. Só não gostei de que agente teve que sair da nossa apresentação e ir pular corda. Acho que só não gostei isso.
    Grato pela sua atenção...
    Gui Fachada

    ResponderExcluir
  3. kerol,adorei participar da mostra de projeto ,achei que o nosso trabalho ficou muito lindo e tenho certeza de que o próximo ano ficará melhor ,continuará impressionando a todos.Cheguei a conclusão que para conseguir oque conseguimos foi exigido muito empenho porém ao mesmo tempo foi muito divertido e harmonioso ,todos estavam ajudando uns aos outros , ameii
    #enois
    #partiu2016
    Beijos Nicole Cremasco ;)

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei muita das apresentações e da organização do stand, mas o que eu mais gostei foi as iluminuras.
    Davi Leme Queiroz

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito desse projeto, ficou muito lindo!!! Todo mundo ajudou um pouco e no final tudo deu certo.
    Fernanda Savelli

    ResponderExcluir
  6. Adorei esse trabalho, foi incrível. Assim fica mais fácil e legal de aprender um conteúdo difícil. Espero fazer mais trabalhos assim!!
    Beijos, Nath Rodrigues

    ResponderExcluir
  7. Foi muito legal, essa organização, esse projeto, havia até musica.
    Foi bem bacana colocarmos o conteúdo em prática alem de uma prova.
    Hahahha. #7B
    ------Vitor Torquato-----

    ResponderExcluir
  8. Eu achei o estande bem organizado, vários pais gostaram da "apresentação" alguns foram grossos e nem ligaram para agente.
    Alguns alunos também. Gostei do projeto e de seu andamento,e o ótimo trabalho de todos os alunos!

    Julio C. M. Molonha

    ResponderExcluir
  9. Auto-avaliação do projeto
    Quando estávamos trabalhando sobre a idade média árabe, fizemos um jogo de tabuleiro, que ficou muito legal. Tivemos bastante trabalho para realizá-lo por isso acho que a nota foi merecida!
    Na idade média europeia,para fazer a maquete do castelo tivemos que ler o livro, nas férias li o livro mas não me atentei aos detalhes do final do livro, por isso acho que a minha primeira maquete não saiu o esperado. Depois da ajuda da kerol, consegui refazer a maquete ficando bonita para a mostra de projetos.
    Na mostra, gostei muito de falar sobre o que aprendi para os outros, no começo deu um pouco de vergonha, mas depois ficou mais fácil. A organização do nosso espaço está muito bonita, divertida, diferente e curiosa para os pais quererem ir observar cada detalhes
    -SofiaMartelli

    ResponderExcluir
  10. Bom, como tudo pode ser melhorado, nosso stand não ficou 100%, mas chegou nos 90%! A colaboração entre os alunos na hora de apresentar foi impressionante, sendo realmente um trabalho em grupo. Gostei muuuuito da ideia das fantasias para caracterizar a Idade Média, e acho que no ano que vem será tão divertido quanto!
    #8°énóis!
    Luisa

    ResponderExcluir
  11. Kerol foi muito legal e gostei do que fés com a mesa do centro e com os jogos do Aladim mas as pessoas que esta vão a presentando falava a mesma coisa você podia ter colocado cada um em duplas pra apresentar como eu e o Gabriel Dantas fisemos nos dois apresentamos juntos.

    ResponderExcluir
  12. Positivos:foram muitas pessoas
    Negativo espaço pequeno e muito quente, pois era coberto por um pano preto

    ResponderExcluir
  13. Foi muito bom Kerol, adorei! O melhor foi a iluminura que você fez!
    A única parte ruim foi o calor dentro das fantasias. Tomara que ano que vem seja assim, ou talvez melhor!
    Mauricio

    ResponderExcluir
  14. Gostei bastante da amostra porque podemos mostrar o que fizemos ao longo do ano. Achei bem diferente, o que, o tornou mais divertido Beijos, Yasmin

    ResponderExcluir
  15. Kerol, parabéns pela mostra de projeto que ficou muito legal, principalmente por causa de sua incrível organização e da ideia da música que o Guilherme e a Luisa tocaram. Para mim só houve dois pontos negativos que foi aquele toldo e a postura de alguns visitantes. Em minha opinião, foi uma bela mostra de projetos. Parabéns novamente. <3

    Gabriel Dantas :D

    ResponderExcluir
  16. Foi uma esperiência muito emocionante e divertida onde a maior parte da sala participou e se empenhou para deixar os trabalhos feitos em grupo e individualmente muito bem feito. Com a participação da professora Kerol ficou tudo mais divertido e diferente de realizar os trabalhos.

    ~Isabela Pitta

    ResponderExcluir
  17. A mostra de projetos foi muito legal e divertida com várias coisas positivas e negativas. Positivo: ficou muito bonita a montagem, os pais gostaram, a maioria das pessoas vieram fantasiadas, compartilhar o conhecimento. Negativo: brincadeiras inadequadas, algumas pessoas não vieram fantasiadas.

    Júlia Mantovani Semedo

    ResponderExcluir
  18. Kerol, o trabalho foi muito legal, organizado e o stand estava muito lindo. Foi muito legal ver os trabalhos dos outros anos, e o mais legal do stand foi que os alunos mesmo montaram. Foi muito bom que os país tiveram curiosidades de saber mais sobre o assunto.
    Nathan Nakao 7ano A

    ResponderExcluir
  19. A mostra de projetos estava incrível!
    O espaço estava bem montado, organizado e bonito.
    Quase todos os alunos foram fantasiados, e as suas fantasias estavam bem caracterizadas, alguns não foram fantasiados pelo simples fato de que não queriam ou não tinham fantasias.
    Bjs Gi Zillete

    ResponderExcluir
  20. Kerol, o trabalho estava incrível, foi muito legal, organizado e o resultado depois do ano inteiro trabalhando nele foi lindo!! Adorei o fato da gente também ter ajudado você a montar o stand. Espero que ano que vem a gente te surpreenda mais com o nosso trabalho!!
    Ana Beatriz 7°ano A

    ResponderExcluir
  21. Kerol, o trabalho foi muito legal, organizado e muito lindo. Adorei o fato dos alunos também te ajudarem a montar um stand e espero que ano que vem a nossa mostra de projetos fiquei muito mais incrível do que este ano.
    Ana Beatriz de Oliveira 7°ano A

    ResponderExcluir
  22. Oi Kerol
    A mostra de projetos estava super legal! Gostei de participar.
    Estava bonita, organizada e todos os alunos cumpriram seus deveres! Foi legal a participação dos pais e ano que vem será melhor ainda!!
    Rodrigo Q. G. Marchetti

    ResponderExcluir
  23. Kerol, todos sabem q a amostra de projetos com você é a melhor, organizada e com vários projetos em que nossa sala desenvolveu ao longo do ano. Gostei muito da amostra de projeto, foi organizada e deu pra perceber que os pais gostaram muito de saber mais o que os filhos estavam aprendendo. Parabéns pelas ideias e pelo projeto!

    Bjos, Lipe

    ResponderExcluir
  24. Kerol, gostei bastante da amostra, acho os todos se esforçaram muito e que o resultado final foi incrível, e foi um dia legal, onde compartilhamos nossos conhecimentos com outras pessoas, e isso foi incrível. Todos os trabalhos estavam muito bons e eu gostei muito.
    Beijos, Giovanna Drovetto

    ResponderExcluir
  25. Kerol , foi muito legal partipar do trabalho , fomos nos que construimos o espaço o que foi bem interessante e divertido ,eu acho que todos estavam bem animados para apresentar , todos os castelos estavam bonitos e as iluminuras tambem .O unico ponto que achei que me incomodu mais foi que alguns colegas ja haviam falado tudo para os pais , e seria muito chato repitir
    Giu Feijo bjss *_*

    ResponderExcluir
  26. A mostra estava muito legal e o estande muito bem organizado. Foi muito divertido e os projetos estavam muito bonitos e foi muito interessante participar disso. Além disso havia alunos tocando música na entrada do estande.
    Felipe Longhini 7º A

    ResponderExcluir
  27. Achei otimo a amostra, todos os que me perguntaram não fizeram perguntas estranhas e sem sintido alem de perguntar a onde compramos o papel.
    ass: Matheus

    ResponderExcluir
  28. Oi Kerol, td bem?
    A amostra de projetos foi muito legal, as maquetes estavam incríveis , na verdade estava tudo muito bonito. As fantasias estavam bonitas, algumas mais detalhadas que outras, mas eu gostei muito.
    Bjs.
    Ass:Laura Grigolon ☺

    ResponderExcluir
  29. Kerolllllll,foi muito top,agente só precisava de mais espaço,fora isso melhor feira ever

    ResponderExcluir
  30. Hello Hello Kerol!! eu não imaginei que o nosso stand ia ficar tao mais tao lindo.
    Eu adorei tudo, estava tudo maravilho e também estava como agente programava. Tudo deu certo, o espaço, a decoração...
    Uma das coisas que eu gostei e que ficou muito lindo e legal, foram as iluminuras que nos fizemos, e a sua também ficou muito legal.
    Eu amei tudo, estava tudo lindo!!!
    Eu também adorei a ideia da gente ir com as fantasias!
    BJS Nicole P. Rossini

    ResponderExcluir
  31. A mostra de projetos foi resultado de um esforço muito grande, tanto da professora Kerol, quanto dos alunos.
    O resultado final foi muito bonito e também mostrou-se muito criativo e bem planejado!
    Parabéns a todos que participaram!!
    Bjosss
    Laís Yumi...

    ResponderExcluir