Fórum Romano

Fórum Romano

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Leonardo da Vinci e seu super cérebro

ENTREGA:03/10 /2014 - Qualquer dúvida ou problema, me procurem antes da data de entrega. Caprichem : )

Orientações: - Se você for realizar a atividade a mão, utilize apenas caneta para responder às questões;
-Lembre-se, responda em forma de texto.
- Em questões que solicitem pesquisa adicional, não se esqueça de anotar a fonte;


A infância do artista

Leonardo da Vinci nasceu na pequena cidade de Vinci, perto de Florença, na Itália, em 15 de abril de 1452. Sua mãe era uma camponesa, e seu pai, um rico tabelião que não quis dar seu sobrenome ao menino. Quando Leonardo ficou famoso, passou a ser conhecido como Leonardo da Vinci.
Desde pequeno Leonardo mostrou grande talento para o desenho. Aos 17 anos seu pai o apresentou a Verrocchio, um artista muito famoso em Florença. Leonardo tornou-se aprendiz no ateliê de Verrocchio, onde aprendeu desde diferentes técnicas de pintura até a criação de projetos de escultura em mármore e bronze .
1) Leia as páginas 5 a 7 e descreva as habilidades de Leonardo da Vinci.
2) Faça uma pesquisa sobre a região de Vinci, na Itália, levando em conta aspectos naturais e paisagens. Destaque o que você achou mais interessante.
3) Leonardo era mesmo um menino muito criativo. Releia a página 13, criatividade com manchas. Você já teve alguma experiência parecida? Relate.
4) Durante a adolescência Leonardo e sua família se mudaram para Florença. Pesquise curiosidades sobre a cidade durante o Renascimento.
5) Relacione o que você descobriu à afirmação da página 19: “boa parte do mundo civilizado considerava Florença a cidade mais deslumbrante da terra.”
6) Relacione às informações sobre o Renascimento aos capítulos 11 e 12 da apostila 3.
7) Pesquise sobre o mestre de Leonardo, Andrea Verrocchio. Escolha 1 de suas obras e fale sobre ela.
8) Para se tornar um artista, era preciso passar por várias etapas de trabalho, releia as páginas 35 a 38: de garzoni a artista. Destaque a técnica de preparo que você achou mais interessante ou bizarra (esquisita).

• Os diversos talentos de Leonardo
Já disseram que Leonardo foi " O homem mais curioso da história". É possível. Ele foi pintor, escultor, arquiteto, engenheiro, inven­tor, cientista, cartografo. Também fez inúmeros estudos de anatomia, astronomia e física. Em todas as áreas em que atuou, Leonardo deu importantes colaborações para as futuras gerações. Isso não significa que ele obteve sucesso em tudo o que fez. Leonardo falhou muitas vezes, e em outras tantas a falta de recursos tecnológicos na época o impediu de realizar seus experimentos.

• Pintura

A pintura mais famosa de Leonardo e a Mona Lisa. O mistério que a acompanha e fruto da extrema habilidade do artista no usa do sfumato, uma técnica do claro-escuro que consiste em não desenhar os contornos com clareza. Além disso, a figura parece mudar de ex­pressão quando  o olhar e fixado em diferentes pontos do quadro. Essa ilusão e causada pela paisagem atrás da figura, que tem alturas di­ferentes em cada um dos lados.

9) Explique como a perspectiva revolucionou a técnica artística.
10) Os artistas renascentistas utilizavam as seguintes técnicas artísticas:
* Sfumato/ cartão/ chiaroscuro/contraponto
Como essas técnicas se completavam à perspectiva para formar uma obra perfeita?
11) As associações de pintores e artistas. Reveja o capítulo sobre o Renascimento das cidades na Apostila 2 de História e relacione as associações de pintores às guildas.

Leonardo desenvolveu tanto seu talento que superou o mestre.  A partir de então tornou-se um artista independente e passo receber convites de pessoas ricas e poderosas, interessadas em contrata-lo para realizar obras de pintura, escultura, arquitetura e engenharia. Esses convites levaram Leonardo a trabalhar nas cidades de Florença, Milão, Mântua, Ve­neza e Roma. No final da vida, a convite do rei Francisco I, da França, Leonardo foi morar no castelo de Cloux, perto de Amboise, onde morreu em 2 de maio de 1519.
12) Releia as páginas 61 a 68. Relate brevemente os bizarros casos de assassinatos e como a justiça era aplicada em Florença.
13) Leonardo em Milão (páginas 87 a 90) Como os conhecimentos de Leonardo poderiam ajudar a conter os avanços da Peste Negra na cidade? Deu certo? Explique.
14) Quem tem caderno, tem tudo! (página 69) Qual a utilidade dos cadernos de Leonardo da Vinci? Destaque uma curiosidade que lhe tenha chamado a atenção nos registros do grande mestre e justifique sua escolha.
15) O Professor Pardal da Renascença: (páginas 72 a 77/ 80, 120 a 125)

• Invenções:  É possível classificar os projetos de Leonardo em três categorias:
• Realizáveis. São os projetos que puderam ser concretizados na época em que Leo­nardo viveu, como um conjunto de portas que abriam e fechavam automaticamente, pela ação de contrapesos.
• Possíveis. São aqueles que só não foram colocados em pratica na época pela ausên­cia de recursos tecnológicos. Um exemplo e o telescópio, desenvolvido por Galileu somente como se vê principalmente nos cantos da boca e dos olhos da Mona Lisa. um século depois.
• Inviáveis. São aqueles que até o momenta mostram-se inviáveis ou partem de prin­cípios equivocados. Um exemplo de equí­voco foi crer na possibilidade de o homem voar batendo asas.
Escolha uma das invenções ou obra de Leonardo da Vinci, faça uma pesquisa sobre ela, registre. Em qual categoria ela se encaixa: invenções, realizáveis, possíveis ou inviáveis. Justifique seu posicionamento.

Atividade em Duplas  Entrega 23/10- Etapas:
*Atenção: os números correspondem às pesquisas sobre as invenções e obras. O número do seu grupo refere-se às temáticas que você irá pesquisar.
Invenções:
O vídeo abaixo mostra o livro da Ciranda Cultural: Diário das Invenções de Leonardo da Vinci (Jaspre Bark) e custa em torno de R$ 45,00




1)    Informações  Escritas  (no máximo 2 A4) que devem constar na pesquisa:
a)     Nome da obra; ano,
b)     Para quem foi feita;
c)     Inviáveis/ Possíveis/ Realizáveis,
d)     Informações  técnicas,
e)      Curiosidades
f)      Maquete.

1)    Criptex:
2)    Bicicleta:
3)    Armas de combate – tanque
4)    Armas de combate - Besta;
5)    Armas de combate  Canhões multicanos
6)    Paraquedas:
7)    banheiro:
8)    Escafandro;
9)    Ponte Giratória;
10) Asa Delta;
11) Aparato para andar sobre as águas;
12) Empurrador de escadas;

 Pesquisa e Releitura de Obras:  23/10

1)    Monalisa;
2)    A Dama e o Arminho;
3)     A Madona dos Rochedos;
4)     João Batista
5)     A última Ceia
Passos:
2)    Releitura Digital (sejam criativos, caprichosos e me surpreendam!)
3)    Informações  Escritas  (no máximo 2 A4) que devem constar na pesquisa:
g)     Nome da obra; ano,
h)    Para quem foi feita;
i)      Local onde se encontra;
j)      Informações técnicas,
k)     Curiosidades

7º Ano A:

1) Laís,  Cintia e Gabi
2) Liara e Júlia Moraes
3) Bruno, Breno e Vitor
4) Guilherme, Marcos, Lorenzo
5) Pedro, Matheus Gravalos,  Matheus Brumatti
6) Beatriz F,  Duda e Natalie
7) Juliana, Maysa, Giulia
8) ------------
9) Raquel, Piera e Mari
10) Gabriel, Caio e Leonardo
11)  Bia e  Kaory
12) Carol, Fer e Giovanna


7º B:

1)    Laura Pedro, Lara, Milena
2)    Gabriella, Victoria Deneke
3)     Fernando, João Victor, Luca
4)    Fábio, Guilherme, Victor
5)    Eduardo, Leonardo, Evandro
6)    Bianca, Ellen
7)    Ana Luiza, Ana Beatriz, Isabela
8)    Túlio, Gustavo, Júlia Zanella
9)    Aline, Victória Juliato, Giovanna
10)  Amália e Laura Marmo;
11) Letícia e Elis
12)  Ruan, Enzo

Para saber mais e ainda rir com o português de Portugal, ora pois, segue um desenho ai, oh Manuel... 



Beijos historiográficos!