Fórum Romano

Fórum Romano

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

7˚ano: Lista adicional de Recuperação Paralela 2˚ Trimestre


1) Utilize seus conhecimentos sobre o feudalismo na Europa:

a) Complete a composição da pirâmide social feudal, na sequência A, B e C: (1.0)



A: ____________________________________
B: ____________________________________
C: ____________________________________

b) Por que esta composição social é chamada de estamental? Explique.  (1.0)
c) Explique a importância da Igreja Católica para a manutenção da sociedade estamental na Europa Medieval. (0.5)

2) Preencha a tabela abaixo com características dos dois periodos da Idade Média:
Alta Idade Média
Baixa Idade Média







.     
.                  
          3) Relacione o crescimento populacional à ocorrência de Cruzadas.
.                 4) Observe a imagem a seguir. Ela se refere à chamada Cruzada das Crianças, em 1212. Depois, responda às questões. 

.                
a) O que foram e por que ocorreram as Cruzadas?
.                 b)O que motivava os europeus em relação às Cruzadas, a ponto de eles incluírem a crianças em expedições que envolviam combates militares?
      5)  As Cruzadas foram muito importantes para o renascimento comercial. Explique:
c) a influência econômica das Cruzadas para a volta do comércio:
d) a influência cultural das Cruzadas para a volta do comércio
6) Como o desenvolvimento das atividades comerciais afetou a vida do servo?
7) Leia a seguir o fragmento abaixo e responda às questões:
              Entre a cidade e o campo o contraste era profundo. Uma cidade medieval não se perdia em subúrbios, fábricas e casas de campo. Cercadas de muralhas, erguia-se como um todo compacto, eriçada de torres sem conta. Por mais alta e ameaçadoras que fossem as casas dos nobres ou dos mercadores, a massa imponente das igrejas sobressaía-se sempre no conjunto da cidade.
HUIZINGA, Johan. O declínio da Idade Média. Lisboa: Ulisseia, s.d. p. 10
Apesar das mudanças provocadas pelo comércio, o texto nos revela a força de um grupo que tinha poder desde a Alta Idade Média. Identifique esse grupo.
8) Quais eram as oportunidades oferecidas pelas cidades aos camponeses que não queriam mais viver nos feudos?


9 Leia o fragmento abaixo e responda à questão a seguir:
  No memorando de 3 de agosto de 1384, em nome de Baldo Ridolfi e seus sócios, nós seguramos por 100 florins de ouro a lã do barco de Bartolomeu Vitale, em trânsito de Peniscola para Porto Pisano. E dos ditos 100 florins, que nós seguramos contra todos os riscosm nós recebemos 4 florins de ouro em dinheiro, como consta no registro feito pela mão de Gherardo d’Ormanno. O dito barco chegou a Porto Pisano a salvo em 4 de agosto de 1384 e nós estamos livres do referido risco.
Apud: Pais, Marco Antônio de Oliveira. O despertar da Europa. São Paulo: Atual, 1992. P. 37
a) A qual atividade, surgida na Baixa Idade Média, o texto se refere?
b) Essa atividade existe até os dias atuais? Explique.
10) Leia o fragmento:
O Ofício de Aprendiz:
“ Faz-se saber que Lotin, filho de Mathieu de Kaserie, deve residir com Jacquemon Conchest, fabricante de facas, durante 6 anos seguidos. Jacquemon deve assegurar-lhe cama, bebida, comida e deve lhe ensinar o ofício de como fabricar facas. Pode manda-lo a toda parte, dentro e fora da cidade. Mathieu deve fornecer a seu filho vestuário e calçado. Se Lotin faltar ao trabalho um dia, deverá repô-lo ao final de seis anos.
                                                                        Citado em Coletânea de Documentos históricos para o 1˚grau. São Paulo: SE/CENP, 1980.p.76

a) Qual o papel exercido por Lotin, Mathieu de Kaserie e Jaquemon Conchest?
b) Que tipo de contrato foi estabelecido entre Matheieu e Jacquemon? Qual a duração deste contrato?
c) Quais os direitos e as obrigações de Lotin? Grife no texto o trecho onde a informação aparece.
              d) A qual classe social as pessoas citadas no contrato pertenciam? Explique.
.     
11) O desenvolvimento do comércio e das cidades influenciou o processo de formação das monarquias nacionais europeias porque
a)  criou a necessidade de centralização do poder para unificar os tributos, as moedas, os 
pesos e medidas, as leis e mesmo a língua.
b)  ocorreu sob uma luta de interesses que aliou a burguesia, a Igreja, os artesãos e os 
servos contra o rei e a nobreza.
c)  criou condições para que a autoridade do rei ficasse enfraquecida.
d)  promoveu a subordinação do poder real aos duques e condes, que possuíam grandes 
exércitos.

12) Leia o poema a seguir, escrito durante o século XIV, na França. 
Não há um membro nem uma forma, Que não cheire à putrefação1.
Antes que a alma se liberte,
O coração que quer rebentar no peito Ergue-se e dilata o peito 
Que quase fica junto da espinha dorsal.
– A face é descorada e pálida.
E os olhos cerrados2, na cabeça. A fala perdeu-se, Porque a língua está colada ao céu do boca.
O pulso bate e ele anseia. [...]
Os ossos separam-se por todas as ligações
Não há um só tendão que não se estique e estale.
CHASTELLAIN. “Les Pas De La Mort”.

Vocabulário
1 putrefação: apodrecimento, decomposição de corpos. 

2 cerrados: fechados.
a) Qual é o tema do poema?

b) Por que esse assunto era tão presente no cotidiano da Europa nesse século?

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

6˚ano: Rec 2˚ Trimestre

Atenção alunos de recuperação, como já informado, não haverá aula de recuperação, mas vocês devem fazer os exercícios e entrega-los no dia da avaliação. Qualquer dúvida, me procure:
Origem do Homem Americano:
Utilize seus conhecimentos e explique o mapa abaixo:



Justifique as escolhas que você fez na Atividade 2
Os Incas: 
Assistam ao vídeo didático sobre os Incas, bem legal e parecido com o nosso conteúdo.
1) Quem eram os Incas?
2) Por que os Incas se consideravam herdeiros do deus sol? 
3) Explique o que eram os ayllus e sua importância para o Império Inca (páginas 120 e 121)
4) Quem era o Sapa Inca? Descreva sua importância para a formação do Império. (página 121)
5) Explique o que era a Reciprocidade e relacione-a à expansão do Império. (páginas 121 e 122)
6) Como o Inca controlava seu império? Explique. (páginas 124 e 125)
7) Pode-se afirmar que a sociedade inca era igualitária? Explique. (Capítulo 10)
8) Cite duas grandes obras de engenharia inca ( páginas 130 e 131)


Egito: 
1) Quanto ao poder no Antigo Egito, responda:

a) O poder no Egito estava centralizado na figura do faraó. Esta afirmação está correta? Justifique sua resposta.


b) Por que é correto afirmar o governo no Egito Antigo como um governo Teocrático?

2) Observe a imagem e responda às questões:

a)    Quem é o personagem representado?

b)   Que trabalho ele aparece fazendo na escultura? Este trabalho tem relação com o que ele realizava no Egito Antigo?

c)    Por que o trabalho dele era tão importante para a sociedade egípcia?

3) A construção das pirâmides.

“ Quéops obrigava todo o povo egípcio a trabalhar para ele. “Grande numero de egípcios foi empregado na tarefa de cavar as pedreiras da montanha da Arábia e arrastar dali até o Nilo as pedras que iam retirando, levando-as, em seguida, para a outra margem do rio, onde novos trabalhadores recebiam-nas e transportavam-nas (...). Utilizavam-se, de três em três meses, cem mil pessoas neste trabalho (...).”
                                                                                 Heródoto. História (século V a.C.)

a) Quem é o autor do texto? Em que época foi escrito?

b) Para que serviam as pirâmides?

c) Relacione as pirâmides à religião egípcia.

d) Segundo o autor, a construção de uma pirâmide mobilizava milhares de pessoas. Quem eram as pessoas que trabalhavam na construção destes edifícios? Quando isto acontecia?

e) Por que existem pirâmides maiores e pirâmides menores? O que isto significa? Justifique sua resposta. 

8˚ano: Rec Paralela 2˚ Trimestre

Pessoal do 8˚ano que está com dificuldade em visualizar os exercícios no Moodle, segue o roteiro adicional com exercícios conceituais de recuperação:


Vocês podem utilizar o roteiro de estudos abaixo, façam a rec contínua da avaliação Trimestral também: 


Cap: 6: O Iluminismo se espalha e chega aos nossos dias
Cap 7: A Revolução Francesa: O Absolutismo x Iluminismo
Cap 8: O Ouro no Brasil
Cap 9: O Liberalismo contra o pacto colonial

Cap 6:

·      Relacione as ideias iluministas aos interesses da elites coloniais;
·      Explique como funcionava o comércio triangular;
·      Explique os princípios iluministas contidos na Declaração de Independência Norte Americana de 1776.
·      Reveja a resolução dos exercícios da página 112 – Atividade em grupo.

Cap 7:
·      Defina como era a sociedade francesa no Antigo Regime;
·      Por que pode-se afirmar que as regras sociais francesas eram muito injustas? Explique.
·      Explique qual a situação da França pré-revolucionária em relação à:
a)    economia;
b)   política;
c)    sociedade.
·      Relacione a Assembleia dos Estados Gerais ao início da Revolução;
·      Relacione: insatisfação, ideias iluministas e revolução;
·      Por que a Bastilha foi o primeiro alvo dos Revolucionários?
·      Relacione: Iluminismo Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão.
·      Defina as fases da Revolução e a qual das facções políticas ( jacobinos ou girondinos) ela atendia.
·      Defina quem foi e qual a importância política de Napoleão Bonaparte,
·      Como Napoleão disseminou as ideias iluministas pela Europa?
·      Defina Bloqueio Continental e sua importância para a economia da França.
·      Por que a ação napoleônica foi responsável pelo enfraquecimento do absolutismo na Europa e pela expansão dos ideais revolucionários?

Cap 8:
·      relacione: Bandeirantes e a descoberta do ouro;
·      Relacione: Decadência do açúcar, Ouro e Mercantilismo;
·      Defina: Guerra dos emboabas;
·      Como se organizou a região mineradora do ponto de vista:
a)    social;
b)   religioso;
c)    econômico;
d)   político;
e)    urbanístico;
f)     lazer
·      Relacione: Mercantilismo e Casas de Fundição;
Cap 9:
·      Como o liberalismo atendia aos interesses das elites coloniais?
·      Quais as contradições do liberalismo no Brasil?
·      Quanto à Inconfidência Mineira, defina:
a)    Causas;
b)   Envolvidos;
c)    Consequências.
·      Faça o mesmo com a Conjuração baiana.
·      Diferencie as duas grandes revoltas separatistas coloniais.