Aqui só tem História

Aqui só tem História

domingo, 11 de novembro de 2012

9˚B: slides e exercícios

Questões no final dos slides, menos a temática Governo Dilma, pois o grupo não fez.
Bom estudo a todos!

Bia e Letícia:



Rafael e Thiago:

Dalila e Laís Hypolito






2 comentários:

  1. Exercícios:

    Grupo I (Letícia e Bia):

    1) Por que a censura é incompatível com a democracia?
    A censura é incompatível com a democracia, pois e democracia prega justamente que devemos viver livremente, nos expressar como quisermos e termos acesso à informação. A censura se opõe a tudo isso, é o contrário de sistema democrático.

    2) Nos dias atuais, em relação ao governo há certa censura à mídia?
    Não exatamente. A censura hoje em dia não existe mais, afora os casos que são proibidos, como emitir falsas acusações sobre políticos em época de eleição e outros casos que são eticamente condenáveis. E mesmo que não haja a emissão de mentiras, o omissão se faz presente. Manipulação de fotos, filmagens são muito comuns.

    Grupo II (Dalila e Laís):

    1) Os principais objetivos da comissão da verdade são mobilizar forças políticas, dessa maneira, estes farão uma investigação mais detalhada sobre o passado, "limparão debaixo do tapete". Com a análise e mostra do que ocorreu no passado, das barbáries que ocorreram, essas coisas dificilmente se repetirão no futuro.

    2) Não é nada certo que depois de tudo o que fizeram, os militares saiam impunes de seus crimes. A justiça brasileira não é totalmente ética, somente enfrenta os casos em que a exposição de dados - nesse caso, os nomes das pessoas envolvidas - não prejudique os ocupantes dos altos cargos, que por sinal, muitos tiveram ligação com a ditadura. Mas vale lembrar que a "Comissão da Verdade" não tem esse objetivo, o de botar todos os torturadores e repressores na cadeia.

    (Kerol, ainda falta os exercícios dos meninos, do grupo do Rafael e do Thiago)

    ResponderExcluir
  2. 1)Os principais objetivos da Comissão da verdade são esclarecer e reconhecer abusos do passado, dando voz às vitimas

    2)Não acho certo, que depois de tudo isso, os militares saiam impunes. Eles abusaram do poder, mataram, torturaram, tudo isso para permanecerem mandando e demandando.
    Eles só estão impunes até hoje pois a justiça brasileira é lenta e burocrática. E os militares estão até hoje no poder.

    Fátima Lopes 9ºB

    ResponderExcluir