Aqui só tem História

Aqui só tem História

sexta-feira, 22 de junho de 2012

1˚ano: Principais Conceitos para a Avaliação.

Olá alunos!

Seguem os principais conceitos a serem compreendidos para garantir um bom aproveitamento na nossa P2, leiam com atenção, verifiquem o roteiro de estudos que fizeram, as anotações do caderno. É necessário saber tudo o que está abaixo, por isso, caso ainda tenham dúvida, me procurem. Em relação à atividade extra, vou postar só a semana que vem, assim focamos primeiro na avaliação e posteriormente na atividade, ok?
Um ótimo e frio final de semana a todos!

Principais Conceitos: A Alta Idade Média; 
·        Foram contribuições romanas para a formação do feudalismo: vilas romanas, colonato e religião cristã.
·      Foram contribuições germânicas para a estruturação do feudalismo: fragmentação política, comitatus, beneficium, sociedade agropastoril, leis não escritas.
·      A economia feudal era de subsistência, baseada no feudo, com um comércio e moedas quase inexistentes. A sociedade era composta por três classes sociais: nobres, clero e servos.
·      Os nobres eram proprietários dos feudos e, entre eles, vigorava o direito de primogenitura e eles se relacionavam através do sistema de suserania e vassalagem.
·      O clero dava sustentação ideológica e legitimava o sistema feudal. A igreja assumiu várias funções, normatizando a sociedade através de uma cultura teocêntrica.
·      Os servos eram trabalhadores ligados aos feudos e tinham uma vida marcada por uma série de obrigações: talha, banalidades, corveia, dízimos.
·      Durante a Idade Média ocorreram diversos movimentos reformistas na Igreja, assim como ocorreram conflitos entre a Igreja e o Estado: Questão das Investiduras, o Cativeiro de Avignon e o Cisma do Ocidente.
·      A Igreja condenou e puniu na Inquisição as heresias cometidas pelos movimentos que contestavam seus ensinamentos.

Cruzadas/ Baixa Idade Média:

·      Entre as razões do surgimento das Cruzadas, podemos destacar a tentativa de se criar uma válvula de escape para o excesso populacional e a tentativa de reunificar o cristianismo; além disso, destaca-se a reconquista da Terra Santa, até então sob domínio árabe.
·      Em consequência das Cruzadas e renovando os contatos entre Ocidente e Oriente, o comércio das cidades do norte da Itália se reanimou a partir do século XI.
·      Os burgos – e o nascimento da burguesia -, as corporações de ofício, as guildas e as feiras, principalmente na região de Champagne, foram aspectos importantes para o renascimento comercial e urbano.
·      Na Europa, o século XIV seria marcado por uma crise do feudalismo, denotada por uma grande crise agrícola, pela peste negra, pelas revoltas camponesas e pela Guerra dos Cem Anos.
·      Em diferentes locais da Europa Ocidental vimos surgir, principalmente a partir do século XIII, o fortalecimento do poder do rei e a formação de Estados Nacionais como a Inglaterra, a França, a Espanha e Portugal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário