Aqui só tem História

Aqui só tem História

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Renascimento

Olá Ensino Médio:

Estava pesquisando e encontrei este ótimo vídeo, lembrei do que o Lucas disse em aula, todas as grandes obras possuem características em comum. Havia pensado inicialmente apenas na perfeição, mas depois de ver o vídeo, fiquei pensando...


Selecionei também a primeira parte do filme que citei para vocês: Agonia e Êxtase, mostrando os primeiros anos de Michelangelo e a magnífica Itália. A internet é uma maravilha!!!


Notícias do Renascimento:

Revista História Viva, agosto de 2011
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.

Questão de Vestibular:




Divirtam-se!


7 comentários:

  1. Olá, seu blog é muito bom

    ResponderExcluir
  2. a)Com o início da dissecação, o homem começou a conhecer melhor cada detalhe do corpo humano, e a arte renascentista passou a retratar isso em esculturas e pinturas. Hoje obras primas.

    b)Podemos considerar como característica de obra renascentista a detalhada a nudez de Adão, e também a face de Deus, que até pouco ninguém havia representado.

    Maria Rita - Ensino Médio

    ResponderExcluir
  3. Kerol, se estiver errado você nao posta, por favor rs.
    Também assisti aos videos, vou procurar para ver o filme sobre Michelangelo inteiro.
    Neste sábado assisti com minha mãe A Outra, falando de Ana Bolena e Henrique VIII e adoramos, só não entendi por que ele acusa ela de bruxa. Foi porque ela o 'enfeitiçou'?
    Beijos, Maria Rita.

    ResponderExcluir
  4. a)A ligação entre as artes plásticas e a medicina seria que a prática da dissecação ( um dos ramos de estudo da medicina ) se encontrava dormente há 1.400 anos. Ela começou a ser retomada e exerceu influência decisiva na arte que se produzia naquele período.

    b) Realismo ( representação realista do homem e da natureza , como por exemplo , em Adão ) e Perspectiva ( noção real do espaço e da distância , como por exemplo , a distância entre Deus e Adão , os dedos que se tocam ).

    Gustavo Giopato nº32
    ------------------------------------------------
    :B OI KEROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL , hahahaha , quero um pedaço de bolo :B

    ResponderExcluir
  5. a
    R: a relação entre a dissecação e a artes plásticas eram que a partir do maior conhecimento do corpo humano,os artistas buscavam maior perfeição possível nas suas esculturas.

    b
    R: duas características renascentista presentes nessa obras são : naturalismo e racionalismo.

    nome: Igor David

    ResponderExcluir
  6. Respostas:
    A-)Os artistas do renascentismo, ao realizarem a dissecação de cadaveres, algo que antes era proibido pela igreja, aprofundavam seus conhecimentos e ao retratar em suas obras de arte o corpo humano, com base na dissecação retratavam-o de forma mais perfeita e detalhada possivel, mostrando total racionalidade e naturalismo.

    B-)As duas caracteristicas da arte renascentista presentes na imagem são:
    *A presença de conhecimentos científicos do corpo humano (racionalismo) para a perfeição dos personagens, na musculatura e nas caracteristicas;
    *A naturalidade dos personagens, o movimento e a imagem de Adão que está representado nu.
    Espero que esteja certo (:

    ResponderExcluir
  7. a)Ao dissecar cadáveres, os estudos do corpo humano se tornavam mais amplos e detalhados, permitindo o homem enxergar detalhes que passavam dispecebidos pelos olhos humanos. Assim as artes plásticas aproximava-se cada vez mais do homem, e começava a ter muito mais detalhes.
    b) A variedade de detalhes e o antropocentrismo, são duas características típicas das artes renascentistas encontrada na pintura "A criação de Adão".

    Beijos, Priscila.

    ResponderExcluir