Aqui só tem História

Aqui só tem História

quarta-feira, 15 de junho de 2011

8˚Ano: Atividade Extra Jovens Brasileiros

Olá Pessoal,

Seguem as orientações para as atividades com o livro: Jovens Brasileiros, lembrem-se, estas atividades serão para a semana posterior ao feriado, ou seja, a última semana de aula : )
Tenham uma ótima semana, com certeza que trarei muitas fotos lindas e histórias curiosas de Ouro Preto!

Primeira Etapa: Página 50 - A Febre do Ouro em Minas
Atenção antes da leitura para as imagens e mapas, leia as legendas.

Dinheiro Sujo:

* Escreva com suas palavras o que você entendeu desse conto;
* Destaque o que você achou de mais interessante;
* Relacione as informações do texto com o que aprendemos em sala - último capítulo da Apostila 2 - Liberalismo contra o Pacto Colonial (aponte características sociais, ocupação do espaço, pacto colonial);
* Atenção às informações das páginas 60 e 61, elas são todas complementares ao nosso conteúdo.

8˚Ano: Pessoal, este Vídeo é complementar ao nosso conteúdo, é mais que legal... Não deixem de assistir e deixar os comentários... Vale também para o Ensino Médio, quem vai para às cidades Históricas não pode deixar de assistir!



Página 62: A Corte Portuguesa no Brasil

* Realize o mesmo processo feito para o capítulo 1:
* Escreva com suas palavras o que você entendeu desse conto;
* Destaque o que você achou de mais interessante;
* Relacione as informações do texto com o que aprendemos em sala - primeiro capítulo da Apostila 3 - A Corte no Brasil (aponte características sociais, ocupação do espaço, pacto colonial);
* Atenção às informações das páginas 72 e 73, elas são todas complementares ao nosso conteúdo.

E... Atenção: Pensem numa linda composição musical para esta temática : ) Esta será a atividade que retomaremos em AGOSTO!

Bom trabalho a todos e ótima semana de feriado!

Beijinhos

15 comentários:

  1. Oi Kerol, ja li tudo o que tem que fazer e faltam ainda umas 15 págs. para eu acabar de ler os Jovens Brasileiros.
    Bjão,
    Anah Luíza *-*

    ResponderExcluir
  2. Oi Kerol, já fiz as atividades e vi o vídeo. O blog ta muito lindo...
    Beijoos bom feriado
    Gabi Brumatti

    ResponderExcluir
  3. Kerol, você falou pra comentar o video.Eu fiz um texto falando o que eu entendi.

    A estrada real foi construída no sec. XVIII para transportar ouro e diamante retirado das minas gerais. Eles desciam a montanha em tropas de burros. A estrada real tem 1400 km, Passando pelo litoral do Rio e Diamantina. Os tropeiros formavam uma nova civilização no alto da serra. Ouro Preto e Diamantina eram conjuntos arquitetônicos importantes, no período colonial.
    Três séculos depois, as cidades não são mais antigos centros de produção de ouro e nem de diamantes e sim centros de lazer, gastronomia rica, estâncias, pequenos povoados, e variado roteiro turístico. Ouro Preto, Diamantina e Congonhas receberam o titulo de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, e Paraty hoje é o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional.
    Em alguns lugares da Estrada Real ainda são praticados costumes de outras épocas.
    As obras do centro histórico feitas por pintores, engenheiros e escultores como imagens sacras e ruas continuam preservadas.
    As coisas de séculos atrás ainda podem ser vistas em vários museus.
    Ainda hoje, estâncias hidro minerais ainda oferecem descanso e tranqüilidade como no tempo imperial.
    A Estrada Real inclui muitas montanhas, matas nativas, vales, sítios arqueológicos, rios, cachoeiras e muita hospitalidade e grandes festas religiosas.
    A gastronomia inclui a cachaça artesanal e é uma das mais variadas e ricas do Brasil.
    Fátima Lopes

    ResponderExcluir
  4. A estrada real, símbolo histórico brasileiro, era a principal forma de transporte antigamente, quando o povo português começou a vir para o Brasil, começando pelos homens e depois pelas mulheres. Caminhos tortuosos e riscos enormes eram a rotina de quem guiava as mulas para atravessar a maior barreira natural brasileira. Animais e homens morriam diariamente. O curioso é que a locomoção das mulas era facilitada, pois seus cascos encaixavam perfeitamente entre as fendas das rochas, que eram absurdamente escorregadias, ainda mais nos dias de chuva.
    Nos dias de hoje as pessoas ainda podem visitar a estrada real, com seus mil e trezentos quilômetros, observando as placas ao longo da estrada.

    ResponderExcluir
  5. A estrada real foi feita pelos tropeiros para descerem e subirem a serra carregando ouro e diamante.Ao longo da estrada foram construídas cidades e pequenos vilarejos para os tropeiros dormirem e se alimentarem.
    Fátima Lopes 8ºB

    ResponderExcluir
  6. Oi Kerol esse é meu texto sobre a Estrada Real:

    O vídeo fala sobre a Estrada Real uma estrada contruida por volta do século 18 para ligar o litoral do Rio de Janeiro as cidades de Minas Gerais, Ouro Preto e Diamantina onde era explorados metais preciosos e ouro, essa estrada foi feita para facilitar a passagem pela Serra do Mar, os metais saiam de Minas Gerais e chegava no litoral do Rio de Janeiro para embarcar para a Europa. E após três séculos nas margens da estrada foram contruidas cidades onde predominam o turismo, gastronomia, esporte, lazer, fé, arte e cultura, onde nessa cidades existem casas, igrejas e outros patrimonios que são considerados de toda a humanidade onde os costumes antigos ainda estão preservados.

    bjs,

    Le

    ResponderExcluir
  7. ooi kerol ja vi o video e ja postei o paragrafo sobre ele, como eu não sabia se ia chegar eu fiz no papel também caso de algum problema, amanha na sua aula eu te entrego a folha pra a nota(: e o video é mesmo bem legal e vai nos ajudar bastante nos estudos
    Beijoo Ju Barbisan (:

    ResponderExcluir
  8. Estrada real

    A estrada real é muito importante até hoje, no século XVIII foi fonte de ouro, de riquezas e diamantes retirados das minas gerais.
    Hoje essa estrada, a estrada real, é banhada por cidades, centros de lazer, de cultura e até de culinária, um lugar onde o passado e o presente se encontram maravilhando turistas do mundo todo.
    A estrada passa por lugares que carregam junto com a arquitetura histórias lindas, cidades como Parati, Diamantina, Ouro preto entres muitas outras que vão do Rio De Janeiro a Minas Gerais.
    Hoje,essa estrada que a séculos levavam as pessoas a minas cheias de riquezas hoje, se divide em muitas outras que levam a lugares com outras riquezas ainda mais belas.
    Viajar pela estrada real é conhecer as histórias, a fé de todo um povo, as arquiteturas turísticas que emocionam todos os visitantes, é conhecer a arte de um povo que passou por essa estrada e deixou seu rastro de alguma forma.
    Um lugar que traduz a alma de um povo, um lugar onde a arte, a culinária, a fé,as tradições,e as manifestações históricas, atravessaram gerações.


    Julia Adorno Barbisan
    01/08/2011

    ResponderExcluir
  9. Kerol a estrada real era a unica e mais importante forma de transporte pelo brasil transportava varios tipos de mercadorias que eram levadoas por bois e burros ou ate por pessoas mesmos.quando o caminho era curto
    De la era retirado ouro e outras riquezas que eram a forma de sustento dos portugueses.
    Essas riquezas eram retiradas de Minas gerais.
    A Estrada Real é o ponto que liga o litoral do rio de janeiro que na verdade é parati e vai ate Minas Gerais em Diamantina um percurso longo e cheio de historia onde quem passa por la pode ver os destossos de uma antiga civilizaçao.
    Diamantina ate hoje é uma cidade em que é toda feita de historia e de artefatos.
    Ela é uma cidade intocavel pelo tempo
    bjs
    ba 8°B

    ResponderExcluir
  10. Oii Kerol aqui é a bia do 8ºb, já vi o vídeo e está aqui a baixo meu texto sobre a estrada real, bjuss...

    EsTrAdA ReAl:
    A estrada real começou a ser construída lá pelo século XVII para ligar o litoral carioca(Porto de Paraty)à Ouro Preto. A estrada era ultilzada para carregamentos de ouros e outros tipos de coisas vindas de Minas à serem levadas ao porto e geralmente viagens assim demoranvam em torno de 60 dias devidos às difículdades de percurso na estrada de terra!!
    A partir do século XVIII,foi visto a necessidade de contruir outro caminho mais seguro e mais rápido. Foi ai que fizeram "o caminho novo" e o outro ficou então conhecido de "o caminho velho". Esse caminho novo ligava ao todo 177 cidades, sendo 162 em Minas e o resto no RJ e em SP.
    Hoje aberta para visitantes, a estrada real no total tem mais de 1600 Km de extensão cercada de imensas e incríveis paisagens capaz de arregalhar os olhos de quem as vê.

    ResponderExcluir
  11. A estrada real foi feita para facilitar o transporte de ouros e diamantes feitas por tropeiros na serra,ela liga o litral do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
    Depois foi contruido cidades,onde há o lazer,turismo,gastronomia,esporte,fé,arte e culinária.
    Beijos,Lais Tanaka 8°B

    ResponderExcluir
  12. Oi Kerol,é a Dalila, vi o vídeo e achei bem interessante, aqui esta minha opinião.
    A Estrada Real,foi feita para ligar o Rio de Janeiro a várias cidades de Minas Gerais, era a principal rota pois possibilitava transportar quase todo tipo de mercadoria, mas principalmente metais preciosos, até o porto onde em seguida seria importado para a Europa. Entre alguns trechos da estrada eram feitas pequenas estalagens para as pessoas descansarem, que mais tarde se tornaram cidades históricas, preservadas por lei. Onde há uma rica fonte de cultura, com culinária, lazer e hospedagens típicas da região.

    ResponderExcluir
  13. Oi Kerol, é o Henrique vi o vídeo,e mandarei depois minha opinião.
    Marcos Henrique

    ResponderExcluir
  14. O vídeo fala sobre a estrada real que foi uma estrada onde era transportada ouro,diamente,e outros minerais tirado das Minas Gerais e levado a outros lugares.
    Ao longo do caminho era construída habitação para que o tranportador alimente e descanse nesse espaço.
    A estrada real passava Parati, Ouro Preto até chegar a Diamantina, que hoje são cidades históricas na qual são bem preservadas e bem visitadas. Estas cidades são ricas em artesanatos, gastronomia e suas culturas são preservadas principalmente na fé.
    Luanna Alves PAiva 8°B

    ResponderExcluir
  15. A estrada real foi feita para ligar o porto de Paraty à Diamantina, levando mercadorias, ouro e diamantes. Ao longo desta estrada, foram construídas cidades e vilarejos para que os tropeiros pudessem descansar e se alimentar.
    O curioso é que os cascos das mulas se encaixavam perfeitamente nas fendas das pedras para facilitar o transporte.
    Atualmente, estas cidades são bem preservadas e recebem muitos turistas. Elas são ricas em artesanatos, gastronomia e suas culturas são preservadas.
    Susana Kung 8°B

    ResponderExcluir